2011 - CICLOVIAGEM COSTA RICA - América Central

  25/12/2011 A 12/01/2012

Localizada na América Central, rodeada pelos oceanos Atlântico e Pacífico, em um território de 51 mil quilômetros quadrados a Costa Rica abriga aproximadamente 6% da biodiversidade mundial, possui regiões de montanhas e cordilheiras, com o ponto mais alto de 3819 metros do nível do mar, a montanha Cerro Chirripó. Também se concentram vulcões em seu interior, como Arenal, Irazú, Poás,  e Turrialba.  As praias do Caribe se destacam por sua diversidade aquática, areias claras e escuras, ideal para a prática de atividades na natureza e no mar. Já  a costa do pacífico as praias alem de exuberantes paisagens , são muito recomendadas para a prática de surf.
O Clima é  agradável o ano todo com mais calor na zona costeira. A época chuvosa vai de maio a novembro e a época mais seca vai de dezembro a abril.
O território possui 20 parques naturais, 8 reservas biológicas e uma série de áreas protegidas, com uma oferta variada de passeios e atividades para os amantes da natureza e dos esportes de aventura.
Com uma população aproximada de 4.500.000 de habitantes, (Cia world factbook ),a Costa Rica é  uma republica presidencialista, o idioma oficial é o espanhol,  a moeda é o Cólon é e sua Capital São José . Possui  7 províncias,  sendo  São José a  mais populosa do país, localizada na região central entre impressionantes montanhas da cordilheira central.
Como nem tudo é uma maravilha, o que se lê é que na Costa Rica o sistema rodoviário é muito precário. Realmente pudemos testemunhar isto, mas para nós ciclistas não foi o problema, muito pelo contrário, em razão desta deficiência, as velocidades são reduzidas, em geral 80 km/hora nas auto estradas e 60 km/hora nas vicinais, isto nos deu muita tranqüilidade durante o pedal.

Bem , agora nos resta descrever um pouco do planejamento e realização desta cicloviagem.

Definimos a viajem em junho de 2011, e seria realizada no período de 25/12/11 a  a 12/01/12 .
Para estabelecer o roteiro, fizemos consultas em sites de turismo da Costa Rica obtendo os principais pontos a serem visitados.
Em julho adquirimos as passagens aéreas  de ida e volta para  San José capital da Costa Rica.
O grupo de 6 pessoas estava formado e compromissado, agora a viagem ia acontecer e teríamos que refinar o roteiro afim de tirar o máximo daqueles dias em que iríamos pedalar.
Pesquisas e mais pesquisas, definimos o locais a serem visitados e roteiro ideal e definitivo. Usamos recursos dos sites Bikemap e euvoudebike e  pudemos traçar cada trecho de viagem dimensionado distância x altimetria. Adquirimos um mapa da Costa Rica para nosso GPS, onde previamente deixamos registrados os principais pontos que iríamos passar, o que foi de grande importância para nossos deslocamentos. 
Todos prepararam seus passaportes,  vacina contra febre amarela,  bagagens  que incluiu barraca e aguardamos ansiosos a data do embarque.




roteiro completo

- ⏩FILME






DIA 25 DE DEZEMBRO DE 2011.

Embarcamos  as 9:45 hs no Aeroporto Internacional de Cumbica, Guarulhos , São Paulo , e com quatro horas de viagem mais três horas de diferença devido o fuso horário chegamos   as 17:00  horas no aeroporto  internacional Juan Santamaria, próximo a cidade de Alajuela e distante 19 km da capital San José. Pegamos um taxi ( mini Van )  e seguimos para o Hotel BB Millenium  a apenas 1 km do aeroporto.
Montamos as  Bikes , e nos preparamos para o início da cicloviagem no dia seguinte.


Saindo do Hotel BB Millenium 


DIA 26 DE DEZEMBRO DE 2011.

Saímos  por volta das  7:00 horas  com destino  a La Fortuna , distante 106 km segundo nossas previsões . Já no inicio do pedal deparamos com uma dúvida, as informações diziam que seriam 150 km até La fortuna o que nos fez rever a rota. Encontramos um ciclista, o Domingo, que nos sugeriu não irmos pela auto estrada e sim pela velha estrada de acesso a La fortuna. 

Assim fizemos, acabamos sendo guiados pelo Domingo até sua cidade de domicilio , San Ramon, 59 km pedalados com muitas subidas   . Chegamos por volta das 13 horas, mas decidimos que iríamos  ficar por ali mesmo e seguiríamos no dia seguinte.





DIA 27 DE DEZEMBRO DE 2011.

Seguimos para La Fortuna em uma estrada com maravilhas naturais, altitudes e climas diferentes em todo o percurso,  passamos  por estações de esportes  como tirolesa, rapel, e outros conhecidos como canopy e sky track. 
Quando nos aproximamos de La Fortuna eis que surge o grandioso Arenal o principal vulcão ativo da Costa Rica. La Fortuna é famosa pelo Vulcão e por suas águas termais de origem vulcânica  onde existem várias estâncias  privadas  como  termas de Tabacón , Baldi e Laurelles . Este último pudemos desfrutar com muito gosto após pedalarmos 75 km.



DIA 28 DE DEZEMBRO DE 2011. 

Iríamos visitar o parque do vulcão Arenal, mas estava chovendo e nada seria visto com aquela nevoa, então seguimos para Nuevo Arenal , onde originalmente iríamos pernoitar.
No caminho a mais deslumbrante paisagem, circundamos o lago arenal por entre a mata, muita vegetação, pássaros, quatis, cobras, tudo ao nosso alcance. 
Chegamos em Nuevo Arenal ainda havia tempo de esticar o dia e encaramos uma estrada de terra  em baixo de uma chuva daquelas, chegamos por volta das 17:00 horas em San Rafael Guatuso e para nossa sorte  encontramos uma das melhores pousadas da viagem, Cabanas Sueño Real , onde pudemos lavar as bikes , roupas e tudo mais. Pedalamos 70 km.


DIA 29 DE DEZEMBRO DE 2011.

Dia muito especial, fomos conhecer o rio celeste, uma das maravilhas da Costa Rica.

Poucos quilômetros de asfalto e lá veio a terra. Muitas pedras e umas subidas que lembraram o caminho da fé,  uns 25 km e chegamos no parque Vulcão Tenório onde encontra-se o Rio Celeste.

Apesar de ser um lugar espetacular, pela dificuldade do acesso não é muito difundido pelas agencias de turismo. Além de contemplarmos uma linda cachoeira, pudemos ver a verdadeira química da natureza, quando dois rios se encontram e transformam a límpida água em azul, é impressionante. 


Após três horas de caminhada, ida e volta, pegamos nossas bikes e seguimos para Bijágua, mais 18 km



DIA 30 DE DEZEMBRO DE 2011.

Saindo de Bijágua foram 17 km em um bom asfalto e com vento a nosso favor e eis que entramos na terra, 16 km agora com vento lateral que chegava a derrubar-nos da bike. Avistamos um conjunto de geradores de energia eólica, bem propícios para o local.


Novamente asfalto, agora já avistávamos o lago Arenal, e mais 13 km chegamos em Tilaram, onde  pela programação iríamos pernoitar. Ainda era cedo, resolvemos almoçar e seguir até uma próxima cidade, assim adiantaríamos o dia seguinte para Monte Verde.

Pedalamos a procura de uma pousada, e nada de aparecer algo onde pudéssemos ficar, passaram-se alguns quilômetros e já estava perto de escurecer, na Costa Rica o por do sol se da por volta das 17:30 horas o  que prejudicava-nos um pouco. 




Quando chagamos no único local de abrigo para aquela noite, uma base de apoio a turistas chamada Vientos Frescos, que não tinha acomodações para pernoite, alternativas começaram a ser avaliadas  e a mais sensata e prática foi  arrumar um transporte para nos levar à Monte Verde. Nos restava apenas  um caminhão de transporte de gado, acomodamos nossas bikes e encaramos na carroçaria 25 km de estrada de terra com muitos e muitos buracos, subidas e descidas intermináveis alem do frio e a escuridão da noite 

Enfim, foram duas horas e meia para fazer o percurso, imaginem de bike, ai chegamos em Monte Verde. Cassamos o primeiro abrigo e lá ficamos, Cabanas Sinai, onde o anfitrião  Brian nos recebeu com muita festa.



DIA 31 DE DEZEMBRO DE 2011.

Merecido dia de descanso em Monte Verde, local  especial por apresentar um alto índice de nebulosidade em floresta tropical que permite a proliferação de raras espécies de plantas, alem de abrigar vários parques de esportes de aventura em que conjuga tirolesas, rapeis, e caminhadas em pontes suspensas entre as arvores.


Que coragem....



 A noite a passagem do ano novo foi no próprio hostel, onde compartilhamos com os anfitriões  e com outros hospedes nossa singela ceia de ano novo.




DIA 01 DE JANEIRO DE 2011.

Ano novo, muito pedal pela frente.



Nosso objetivo era  o parque nacional de Barra Honda,  a 112 km que deveriam ser percorridos por estradas de terra e asfalto com poucas referencias  para nos orientarmos. 
Chegamos pouco mais de 16:00 hs, e paramos no primeiro abrigo do parque as cabanas do Parque Nacional . De toda a viagem este foi  o único local que não tivemos um atendimento cordial . Fomos recepcionados pelos donos das Cabanas, que pareciam estar nos fazendo um grande favor em alugar-nos seus chalés, além de terem nos deixado sem o jantar que fora combinado para as 20:00 hs.
Neste dia nosso jantar foi  4 saches de sopa individuais  preparadas em canequinhas de água e com ajuda de uma pequena espiriteira que levamos.



DIA 02 DE JANEIRO DE 2012.

Logo pela manhã o café estava servido, galo pinto(prato típico), estava incluso na diária  mas  teria sido melhor que não estivesse. Não preciso nem contar, foi o pior café da manhã até então.

Fomos visitar o parque Barra Honda, mas não poderíamos visitar as cavernas pois demandaria o dia todo e o grupo preferiu seguir viagem e reservar um dia para as praias.
Seguimos em direção a Samara, 53 km no litoral do pacífico, seria nosso primeiro contato com o mar.
Chegamos por volta das 15 horas , saboreamos um belo macarrão com frutos do mar e seguimos a procura de um camping. 


Primeira noite acampando, armamos as barracas em um camping pé na areia. Já era noite  mas mesmo assim fomos todos tomar aquele banho de mar.

DIA 03 DE JANEIRO DE 2012.

Levantar acampamento e seguir com destino a Manzanilo.
Passamos pela bela praia de porto Carrilo, depois chegou a esperada subida para da praia de Punta Islita , 300 mts de ascensão e uma difícil inclinação que nos levou a avistar o maravilhoso oceano com praias ainda mais lindas.

Vencido o cansaço chegamos a praia de San Miguel onde fizemos uma super parada para o almoço em uma área toda gramada e sombreada, onde o prato do dia foi  um pescado frito inteiro e de quebra aquela cervejinha gelada. 
Seguimos pela praia,  tínhamos como objetivo alcançar a praia Coyote atravessando os rios que desaguavam na praia. 



Dois pequenos córregos foram facilmente superados, mas quando chegamos no final da praia o ultimo rio estava muito profundo e acabamos retornado e fazendo a volta passando pela cidade de San Francisco. 


Chegando em San Francisco decidimos que não seguiríamos até Manzanilo e procuramos um local para ficar. Por fim acabamos indo à praia Coyote onde acampamos à beira mar  depois de 55 km percorridos.

DIA 04 DE JANEIRO DE 2012.

O objetivo era  chegar em Montezuma, 50 km . Seguimos serpenteando a praia, por uma estradinha de terra  foram varias travessias em rios e córregos até chegarmos em Santa Tereza, um local típico de surfistas. Local muito agitado até Mal Pais, com comercio em toda extensão da estrada, premiada  com muita poeira devido ao alto volume de carros de turistas e surfistas que freqüentam este local. 
De Mal Pais a Montezuma  o caminho corta a pontinha da península do Cabo Blanco  nos levando por meio da mata até Montezuma.

Encontramos um hostel com vaga apenas para três do grupo, contudo liberaram a  área em frente à praia para que os outros armassem suas barracas. Montezuma é uma localidade bem pitoresca e reúne muitos turistas como opções alternativas, meio bicho grilo,  entendem.

DIA 05 DE JANEIRO DE 2012.

Tivemos um dia e tanto, chegamos em Paquera , 45km ,  pegamos ferry boat  para Puntarenas  e lá  pegamos um ônibus para Quepos. 


Conseguimos um sincronismo nos horários que antes das quatro da tarde já estávamos em Quepos. Demos uns giros pela cidade e acabamos ficando num hostel bem no centro da cidade. A Noite saboreamos a melhor macarronada da viajem no Ristorante L’ Angolo , onde o Luigi , italianíssimo,   preparou os nossos pratos.



DIA 06 DE JANEIRO DE 2012.

Contratamos um taxi e fomos visitar o parque Manoel Antonio, um dos locais mais visitados por turistas na Costa Rica. Um local cuja biodiversidade pode ser contemplada em passeios pelos  bosques  alem de praias de exuberante beleza.

 


Eram 11 horas e já havíamos retornado ao hostel,  pegamos as bikes e seguimos para praia de Uvita , 80 km . 



DIA  07 DE JANEIRO DE 2012.

Dia livre aproveitamos para recompor as energias, passamos o dia curtindo o local e a natureza sem fazer  muito esforço.

 



DIA 08 DE JANEIRO DE 2012.

Após um ótimo café da manhã  no restaurante  Mi Sol  (galo pinto com plátanos e ovos), seguimos para Golfitos, 115km. Um pedal e tanto, tínhamos que fazer em 9 horas para dar tempo de pegar o ultimo barco de travessia para Porto Jimenez, mas como  estávamos descansados, adiantamos em  quase duas horas o pedal. 


Em Golfitos  contratamos um barco que nos levou até Porto Jimenez a tempo de almoçamos um bom pescado, e depois sair a procura de pousada. Acabamos acampando  em um camping ainda em formação, mas com um espaço maravilho para desfrutamos do local.




DIA 09 DE JANEIRO DE 2012.

Fomos conhecer as praias do cabo Matapalo, percorremos 22 km até o ponto mais próximo antes de atravessarmos o cabo  para o lado do Pacifico. Isto porque vínhamos pelas praias do  golfo Dulce que abriga-se na Peninsula de Osa .



Passamos o dia visitando as praias,  para repor as energias fomos ao único restaurante da região, um caro restaurante para gringos onde um lanche de duas torradas com queijo e uma saladinha custou o equivalente a R$20,00.

DIA 10 DE JANEIRO DE 2012.

Retorno a San José ,  contratamos uma  Van para sairmos as 14 horas, atrasou um pouco e acabamos chegando em  San José tarde da noite.  Bem próximo ao centro encontramos o hostel Aldea onde nos hospedamos.

DIA 11 DE JANEIRO DE 2012.

Antes da 7:00 horas já estávamos pegando um ônibus  que nos levaria ao centro para que em um outro ônibus seguíssemos até Cartago de onde um outro ônibus nos levaria até o Vulcão Irazu. 

Maravilha, deu tudo certo e as 10:30 horas já estávamos no Irazu. O parque nacional do vulcão Irazu é bem turístico e estruturado, é um dos vulcões mais ativos da Costa Rica e esta a 3432 metros acima do nível do mar. Sua cratera contem um lago azul turqueza que impressiona a qualquer um. 


Ficamos lá até as 12:30 horas e retornamos com o mesmo ônibus,  com a vantagem de irmos direto para San Jose.
Chegamos a tempo de visitar praças, o  museu do ouro, alem de fazer compras e compartilhar da vida agitada que até então não havíamos visto.


DIA 12 DE JANEIRO DE 2012.

Só faltava o vulcão Póas,  então em uma Van que contratamos no dia anterior, colocamos as bikes e bagagens e seguimos para o Parque do Vulcão Poás, que esta localizado sobre a cordilheira Vulcânica Central, próximo a cidade de Alajuela, ele possui 2708 metros, suas ultimas erupções ocorreram entre 1952 e 1954 e é um dos mais espetaculares e mais visitados do pais. 


Após contemplarmos o Vulcão seguimos até a cidade de Alajuela onde fizemos uma parada para o almoço, estávamos nos despedindo da Costa Rica, seguimos para o Aeroporto internacional  Juan Santamaria para pegamos o avião de   volta para o Brasil.




DIA 13 DE JANEIRO DE 2012.

Desembarcamos as 6:00 horas  da manhã  em Cumbica, certos de que a cicloviagem para Costa Rica foi uma experiência incrível, tanto pelas coisas que vimos, pelo povo cordial que conhecemos , pelo que aprendemos e pela graça que tivemos de superar todas as dificuldades sem nenhum problema, e ainda por estamos aqui podendo relatar alguns dos muitos momentos felizes que tivemos.

                                                                 FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário