2010 - CICLOVIAGEM URUGUAI

25/12/10   A  08/01/11

Viajar de Bicicleta...........
Isto é uma é uma obra de arte, onde aqueles que viajam fazem a obra dia a dia, extraindo de cada momento os mais variados sentimentos.
Vivemos intensamente compartilhando com a natureza , as coisas boas e ruins, as alegrias e tristezas, o sol e a chuva, a força e a fraqueza, mas enfim fazemos caminhos regados  de novidades, e os seguimos sem que necessariamente tenhamos que chegar a um destino,  o que nos proporciona  maior liberdade e aventura.

Em outubro de 2010 , manifestamos nosso desejo de realizar uma cicloviagem ao Uruguai, contatamos um grupo de amigos com quem já havíamos  realizado viagens de bicicleta e as conversas começaram.
As premissas básicas foram apresentadas; Data de saída(25/12), data de chegada(07/01),  e o roteiro , percorrer a  costa litorânea do Uruguai saindo de Colônia Del Sacramento e chegar no Chuy.
No dia 9 de novembro estávamos com o grupo fechado, seriamos  eu a  Regina e mais 9 amigos.
Iniciamos os preparativos, mediante a elaboração de um manual de dicas de viagem, em que procuramos orientar de forma homogênea todos os membros do grupo.
No dia 12 de novembro já adquirimos as passagens de ida ( Aerolineas Argentinas – São Paulo a Buenos Aires-  R$ 743,09 ) , em seguida  as passagens de retorno ( TAM – Porto Alegre a São Paulo- R$ 195,62) e passagens do Buquebus (para travessia do Rio da Plata de Buenos Aires à Colônia Del Sacramento no Uruguai  - R$ 73,83).
Providenciamos a confecção de Mala Bike para que todos pudessem embarcar suas bicicletas sem maiores problemas.
Após diversas verificações concluímos que não faríamos a reserva de hostel em Buenos Aires e tão pouco de outras localidades, deixando para serem resolvidas dia a dia.
Foram quase 200 email’s entre informativos, discussões e sugestões, além de uma reunião  com o grupo, para que todos os detalhes fossem acertados.
No dia 23 de dezembro, nos reunimos para  empacotarmos as Bikes nos “Mala Bike” e preparamos a carreta para transportá-las até Cumbica.

Dia 25 de dezembro de 2010 -  1º dia - São Paulo à  Buenos Aires.

As 4:40hs saímos da Santo André/ SP chegando em Cumbica/Guarulhos ás 5:40hs para o vôo das 8:00hs (saiu as 9:00hs).Observação, todas as Bikes mais bagagem   passaram na pesagem com um excesso em torno de 10%.
As 11:40 chegamos em Buenos Aires,(há diferença de uma hora no fuso) , realizamos o desembarque e montamos as Bikes sob a sombra de uma grande árvore em frente o Aeropark.

Saímos pedalando por uns 500 mts até encontrarmos na orla do Rio da Plata um  quiosque  onde fizemos um lanche.

Após o lanche seguimos sentido Centro passando pela zona portuária. Nos dirigimos até o Buquebus afim de confirmar local e horário de embarque que seria no dia seguinte.

Iniciamos um passeio de reconhecimento, passamos por Porto Madero, e seguimos até a Plaza de Mayo, seguimos até a casa Rosada e depois saímos a procura de um hostel.

Bem próximo à Casa Rosada, encontramos o Turista Hotel , onde o Sr José foi muito cordial e atencioso, fazendo questão de nossa estada.
Havia uma certa dificuldade em guardar as Bikes, desmontamos os alforjes e subimos por uma estreita escada no primeiro andar onde havia uma sala vazia onde elas ficaram.

Instalados e após um merecido descanso saímos a pé, pegamos a rua Florida e seguimos em direção ao Obelisco, encontramos lá um restaurante na av. 9 de Julio  com mesas ao vento onde pudemos degustar  o nosso primeiro bife de chorizo regado a cerveja Pilsen.

Terminado o jantar percorremos o centro de Buenos Aires, por suas ruas movimentadas de pessoas, geralmente bem apresentadas e bonitas.

FIM 1º DIA .:
Café .: aeroporto Cumbica
Almoço .: Lanche rio da Plata
Jantar .: Restaurante Obelisco
Pouso .: TURISTA HOSTEL ( Av. de Mayo 686, Buenos Aires)
Pedal.:  20 km

Ocorrências do dia:
*  Logo na saída do aeroporto furou 1 pneu e em seguida quebrou  a gancheira de outra bike.
**   Fizemos a troca de US$300 por $1030(pesos argentinos) para o grupo no aeroporto.

Dia 26 de dezembro de 2010,  2º dia  - Buenos Aires  - Colônia Del Sacramento – Santa Ana.

Café da manhã as 7:00 hs. em um mercadinho e seguimos para o Buquebus.
O Buquebus partiria as 9;30hs. Fizemos o check-in, e ainda faltava chegar um amigo que veio sozinho do Brasil para Buenos Aires.

Deixamos as Bikes na entrada de acesso de carros para o barco, e lá ficaram sob responsabilidade dos portuários que as embarcariam junto com os carros. Subimos para o embarque de pessoas, e quando já estávamos na passarela de acesso ao barco,  surge o nosso aguardado.

Embarcamos, e seguimos viagem, deixando Buenos Aires e Argentina para trás
Fizemos um reforço no café da manhã no Buquebus, havia uma boa lanchonete e bar de convés onde também  tomamos umas cervejas .

Após 3 horas de viajem, chegamos em Colônia Del Sacramento, desembarcamos e seguimos até um posto de cambio do próprio porto  para trocar moedas. Trocamos em média US$ 150 cada um  que correspondeu a $ 5.900(pesos Uruguaios).

Seguimos para a parte velha de Colônia, todos famintos  paramos no Restaurante Dos Puertos,  onde saboreamos carnes e peixes locais.

Terminado o tumultuado e demorado almoço, fizemos um breve passeio pelas ruas de Colônia  e seguimos em direção a  Santa Ana, parque distante 26 km  no qual pernoitaríamos. Já quase escurecendo chegamos.
Inicialmente consultamos dois hosteis, um sem vagas e outro com vagas a base de $ 900 casal.

Consideramos ser viável procurar um camping, e assim o grupo se dividiu. Os que foram em busca do camping acabaram encontrando um hostel, Ponto D’incontro, a um preço convidativo $260 pessoa, local onde acabamos todos nos instalando.

Saímos em busca de jantar, e nos restou o bar do camping, onde o único lanche disponível era pão com ovo frito, e este  foi o  nosso jantar.

FIM 2º DIA .:
Café .: Mercadinho em Buenos Aires  e Buquebus
Almoço .: Restaurante dos Puertos
Jantar .: Camping
Pouso .: Hostel Ponto D’incontro.  ( Santa Ana , Colônia)
Pedal.:  26 km

Ocorrências do dia:
* Em Colônia devido há um erro no valor da conta do almoço, tivemos o primeiro problema que gerou um stress no grupo , fato que prejudicou o andamento da viagem na seqüência do dia.
** O pneu da minha bike  furou  na saída de colônia.

Dia 27 de dezembro de 2010 ,  3º dia  - Santa Ana – Libertad

Pedalamos pela rota costaneira até Juan Lacaze, local onde finalmente poderíamos arrumar a bike com a gancheira quebrada. ( sorte que até ali  não tivemos subidas nem vento contra).
Conseguimos uma bicicletaria autorizada Scott, cujo mecânico foi um mestre, remodelou uma gancheira que um dos amigos trouxera. Depois de uma hora  e meia de trabalho conclui o serviço que ficou nota 10.
Saímos de  Juan Lacaze e seguimos para a rota 1 , passando por Colônia Valdense. Por volta das 13:00 horas o sol era intenso, estávamos no trevo  de Ecilda Paullier, onde um trailler de lanches sobre uma ampla área gramada e sombreada foi nosso refúgio até as 16:00 hs quando o sol já era mais ameno.

Partimos para o nosso destino, Libertad , chegando por volta das 20:00hs.
Já escurecia e no único e pequeno hotel da cidade não havia vagas então teríamos que acampar no parque municipal.  Encontrarmos um mercadinho para compras do café da manhã e  fomos ao parque e armamos as barracas.

Após montagem das barracas, fomos jantar na lancheria, comemos um tipo de pizza  meio frita meio assada.....

FIM 3º DIA .:
Café .: hostel Ponto d’incontro
Almoço .: lancheria Ecilda Paulier
Jantar .: pizza parque municipal
Pouso .: camping parque municipal.
Pedal.: 127 km

Ocorrências do dia:
* Dia de muita dificuldade , eu  e outro amigo tivemos  muitas câimbras acabamos reduzindo o ritmo do pedal.
** encontramos na cidade  uma senhora que se dizia repórter e queria fazer uma entrevista para a TV Local,  não demos a devida atenção e seguimos para o parque, quando estávamos armando as Barracas eis que surge a senhora com um repórter e um câmera, era verdade: demos uma entrevista em “portunhol” de uns 10 minutos.
*** No parque  onde acampamos o banheiro era publico e o acesso era mediante o acompanhamento do guarda-parque que abria e fechava as portas para o nosso uso, neste dia não teve banho!!! , fazer o que.........

Dia 28 de dezembro de 2010 ,  4º dia  - Libertad – Montevideo

Ao amanhecer, desmontamos as barracas, tomamos um belo café da manhã, e seguimos pela rota1.
Avista-se um lindo campo de girassóis em um contexto de paisagem que justificava o pedal com rendimento bem superior ao do dia anterior.

Chegamos por volta do meio dia em Montevideo, pegamos informações e paramos na Plaza Del Entrevero (centro)  onde enquanto parte do grupo descansava outros sairam com a ajuda do GPS  a procura da Rua Canelones 935, onde o Hostel Montevideo ficava. Rapidamente encontramos e já reservamos lugares para o grupo.

Depois de Instalados saímos para almoçar. Encontramos um bom restaurante que servia parrilada. Tivemos um ótimo atendimento, inclusive o dono Sr Juan Carlos, deu longa explicação de como era feito  uma parrilada uruguaia.
Depois do almoço tivemos uma tarde livre, onde o grupo  se dispersou passeando pelo centro de Montevideo  e imediações.

FIM 4º DIA .:
Café .: compras mercado
Almoço .: parrilada montevideo
Jantar .: não teve ( para uns )
Pouso .: hostel montevideo.( rua Canelones, 935 , centro )
Pedal.:  60 km

Ocorrências do dia:
* Encontramos o casal Pepe e Camilinha (amigos aqui de são Paulo, que também estavam fazendo a ciclo na costa do Uruguai)
** Um dos integrantes do grupo  termina sua cicloviagem e retorna para o Brasil.

Dia 29 de dezembro de 2010 ,  5º dia  - Montevideo – Piriápolis.

Amanheceu e já estávamos quase prontos para partir tomamos um bom café da manhã no Hostel e seguimos viagem.
Percorremos a Rambla de Montevideo  por toda a orla, seguimos pela Interbalneárea. Passamos por vários lugarejos beira mar como San José del Carrasco, El Bosque, El Pinar, chegando na ruta 1 . Seguimos longos quilômetros pela ruta 1  fazendo apenas paradas rápidas até alcançarmos a ruta 10  onde pudemos avistar o Pan de Azucar que mostrou-se ser o ponto mais elevado do litoral Uruguaio.

Por volta das 15 horas já estávamos próximos de Piriapolis, mas avistamos um bom camping,  El Eden na praia das Flores, e lá mesmo ficamos.

Após armar as barracas, fomos procurar algo para comer, grata surpresa: um bom restaurante que naquele horário servia pizza tipo uma torta feita por metro. Foi excelente e reforçado o café da tarde. Fomos a praia logo em frente onde poucos se aventuraram em um mergulho.

Anoiteceu e voltamos no mesmo restaurante onde saboreamos um fetutine caseiro com salsa e à bolonhesa .Lembrando que a “Patrícia” , cerveja,  estava bem gelada pois a tarde havíamos pedido para colocarem no freezer.

FIM 5º DIA .:
Café .: Hostel Montevideo
Almoço .: Pizza
Jantar .: fetutine
Pouso .: camping El Eden
pedal.: 108 km

Dia 30 de dezembro de 2010 ,  6º dia  - Piriapolis – Punta Del Este

Ainda estava escuro mas já estávamos nos preparando para sair, tomamos um café de mercadinho e seguimos passamos pelo centro de Piriapolis, pela rambla de los argentinos, que nos levaria pela ruta panorâmica até a ruta 93. Encontramos um simpático Uruguaio , Sr Guilhermo Sobrero, que nos acompanhou pela ruta panorâmica por um bom percurso.

Nosso destino: passar em Punta Ballena e conhecer o museu Casa Pueblo.
Por volta das 11:00 hs já estávamos visitando a Casa Pueblo onde tivemos a oportunidade de ver o famoso Artista  Calos Paez Vilaró  autografando  suas telas.

Olha só, ele tambem gosta de bicicleta.

Saindo do museu seguimos para Punta Del este, passamos por toda a costa apreciando as maravilhas de Punta. Paramos para uma foto em frente ao Hotel Cassino Conrad e não podíamos de deixar para trás  a monumental escultura de “La Mano” , na praia de Punta Del Este.

Procuramos um lugar para almoçar,a principio algum mercado e acabamos encontrando um bom restaurante: Chiveteria El milagro, onde o P.F . foi excelente.
De quebra conhecemos três argentinos ,Mario, Polo e ...., com quem conversamos muito e nos divertimos durante o almoço.

Seguimos a procura do Camping San Rafael, passando pela costa pegamos a ciclovia e seguimos por indicação de locais até chegarmos no Camping que ficava na estrada que leva à La Barra . Nossos amigos argentinos Ciro e Javier , seguiram viajem pois pretendiam chegar em José Ignácio.
Chegamos no camping e por pouco não ficamos sem vaga. Conseguimos dois espaços para armar nossas 6(seis)  barracas.

Todos fizeram uma boquinha até que chegasse a hora do jantar pois o restaurante só abriria as 20:00 hs . O jantar foi, novamente massa, mas desta vez tomamos um vinho, Sol Malbec.

FIM 6º DIA.:
Almoço .: chiveteria El Milagro
Jantar .: macarronada camping
Pouso .: camping São Rafael
Pedal.: 77 km

Ocorrências do dia:
*Conhecemos Ciro e Javier, dois garotos cicloturistas  (argentinos) que  se uniram ao nosso grupo.
** Um dos nossos amigos não viu que entramos no museu “ Casa Pueblo”  e se desgarrou do grupo retornando no trevo de acesso à Punta Ballena. Outro amigo foi ao encontro dele e lá ficaram nos aguardando.
*** Na visita à Casa Pueblo, conhecemos o Elcio da VIVER turismo, acertamos com ele para que fizesse o nosso transporte de Chuy até Porto Alegre (fechamos em R$ 1300,00) , foi excelente negócio pois a logística para nosso retorno ficou muito simplificada.

Dia 31 de dezembro de 2010 ,  7º dia  - Punta Del Este – La Paloma

Saímos bem cedo e passamos pela ponte de La Barra , tipo tobogã. Nesta manhã encontramos muitos jovens saindo das baladas, uma farra, todos ainda estavam a 1000 e faziam muita festa com nossa passagem.

O inicio do pedal estava bom mas todos estavam ansiosos pois a previsão era de percorrermos mais de 120 km. Considerando que para chegarmos a La Paloma deveríamos sair da rota 10 e seguir até Rocha , e contornar a Laguna de Rocha que avança para o mar sem deixar passagem.
Chegamos a José Ignácio onde fizemos um lanche e seguimos para a Balsa de travessia da Laguna Garson. Chegando na Balsa encontramos 4(quatro) cicloturistas Uruguaios que nos deram a melhor noticia da viajem; seria possível seguirmos pela ruta 10 e atravessar a Laguna de Rocha, bastava vencer 1KM empurrando as bike, o que gerou um desconto de 30 km .

Seguimos em direção a La Paloma, uma estrada de terra  plana, reta e interminável, com um vento constante que não deu trégua um instante se quer. Chegamos na Laguna de Rocha  onde fizemos uma parada para descanso com direito a banho , mas com cuidado devido a enorme quantidade de caranguejos que passeavam pelo fundo da lagoa.

Neste ponto tivemos que fazer a travessia de uns 1000 metros empurrando as bikes em uma areia bem fofa até alcançarmos o outro lado da lagoa e a retomada da ruta 10.

Chegamos no trevo da ruta 10 com ruta 15 que nos levaria a La Paloma. Encontramos uma vendinha  onde saboreamos uma  melancia  e um lanche de salame que quebrou um galhão.
Nesta altura um dos amigos já havia sumido e quando saímos em direção a cidade encontramos ele na frente do Camping La Aguada, Já havia verificado as condições do acampamento e só   nos restou fazer nossos cadastros e entrarmos para armar as barracas.

O camping La Aguada foi nosso local para passagem do ano novo, não poderia ser melhor, tinha estrutura para fazermos churrasco, pias e tudo mais. Fomos ao mercado na cidade e fizemos as compras ( $ 2012) para o churras  de fim de ano.

FIM 7º DIA :
Almoço .: Lanche mercadinho
Jantar .: churrasco no camping
Pouso .: camping La Aguada(av .de Los Argentinos Y ruta 15)
Pedal.: 84 km

Ocorrência do dia:
* Feliz ano novo, todos menos um integrante do grupo  não acordou para a festa.
** Uma das nossas barracas quase foi incendiada com as fagulhas da churrasqueira dos vizinhos uruguaios.

Dia 1 de janeiro de  2011 ,  8º dia  - La Paloma

Hoje sem hora para levantar, dia livre para descanso.  Mesmo assim todos logo estavam de pé pensando onde iríamos tomar café da manhã.
Seguimos até a cidade uns 2 km do camping, onde encontramos uma ótima panaderia com pães salgados e doces bem fresquinhos e caseiros. Sentamos do lado de fora da panaderia e ali mesmo nos servimos. Terminado o café, city tour em La Paloma e pelas praias.

Voltamos para o Camping e repetimos a dose do churras no almoço e no Jantar.
Hoje foi o dia de revisar as Bikes, todos deram uma lubrificada geral.

FIM 8º DIA :
Café .: panaderia
Almoço .: churrasco no camping
Jantar .: churrasco no camping(restaurante)
Pouso .: camping La Aguada
Pedal.: 0 km

Ocorrências do dia:
* Para o jantar alguns resolveram experimentar o recém  inaugurado restaurante do camping.
** Chegaram no camping dois argentinos que vinham viajando e encontraram pelo caminho o Pepe e a Camilinha.
*** Chegaram bem a noite  o Pepe e a Camilinha.

Dia 2 de janeiro de  2011 ,  8º dia  - La Paloma – Valizas

Partimos bem cedo, passamos por La Pedreira onde também muitos jovens saiam das baladas, todos  daquele  jeito, e seguimos em direção à  Ruta 10  onde acabamos re encontrando os amigos argentinos Javier e Ciro.

Por volta das 11hs, já estávamos chegando no ponto turístico de embarque para Cabo Polônio onde tomamos as informações necessárias e decidimos que faríamos o passeio no dia seguinte, então seguimos para Valizas.

Chegando na cidade, um pequeno vilarejo, com muitos hippies e tipos estranhos circulando.

Procuramos um camping , mas todos lotados. Optamos por primeiro almoçar.
Encontramos um bom restaurante onde começamos a base de “Patrícias”, tinham boas opções de macarrão, peixe e carne a base de $120 o prato bem servido.

Neste local, a garçonete “Rita” foi muito amável deixando-nos bem satisfeitos com o atendimento.

Conhecemos um Uruguaio, que almoçava com a mulher e filhos que acabou cedendo-nos uma porção de isca de peixe e um litro de Durasno.

Após almoço retornamos para um primeiro camping, La Comarca,  localizado à uns 2km da cidade de Valizas, muito agradável com espaços e sombras abundantes, armamos acampamento e depois alguns saíram no pedal para explorar o lugar.

Fomos até o ponto de travessia para acessar as Dunas que nos levariam até Cabo Polônio  .Verificamos a existência de um barco que serve para realizar a travessia do rio que separa Valizas das Dunas, que só se faz necessário em caso de maré alta (cobra-se $30 por pessoa).
Voltamos para o camping onde pudemos saborear uma  Pizza local  e depois encerrar o dia.

FIM 9º DIA :
Almoço .: massa /peixe Valizas
Jantar .: pizza camping
Pouso .: camping  La Comarca de Valizas
Pedal.: 65 km

Dia 3 de janeiro de  2011 ,  10º dia  - Passeio em Cabo Polonio

Dia Livre: seguimos a pé  pelas dunas até Cabo Polonio.
Foram 8km em linha reta graças ao GPS. Saimos as 9hs e por volta das 11:30  hs já havíamos chegado.

Fomos em direção ao grande agrupamento de Lobos Marinhos onde  fizemos um lanchinho compartilhando a vida selvagem.

Permanecemos cerca de duas horas e retornamos para Valizas.

Almoçamos no mesmo restaurante, o da Rita  e seguimos para o Camping.

Neste fim de dia  a maioria se recolheu e foi dormir sem sequer jantar  tamanho era o cansaço devido a travessia das dunas.

FIM 10º DIA :
Café .: mercadinho e panaderia em Valizas
Almoço .: massa /peixe Valizas
Jantar .: torta / pizza camping
Pouso .: camping Valizas
Peda .: 0 km   (  18 km  a pé )

Ocorrências do dia:
* O deslocamento do camping para a cidade e vice versa se fez por meio de uma Van disponibilizada pelo camping.
** Chegaram no camping  Pepê ,Camilinha e os Argentinos Estevam e Daniel.

Dia 4 de janeiro de  2011 ,  11º dia  -  Valizas  a  Forte Santa Tereza

Pedal na estrada: seguimos pela Ruta 10  até Águas Dulces , passamos direto e pegamos a Ruta 16 sentido Castilhos, onde fizemos uma pequena parada.

Pegamos a Ruta 9 sentido Forte Santa Tereza. Antes de chegar no Forte, pegamos um acesso que nos levaria à Punta Del Diablo , percorremos 1km  e avistamos um Camping que visitamos para termos uma referencia e decidir onde ficar. Retornamos na Ruta e seguimos para o Forte.

Ao avistarmos , nos deparamos com uma entrada imponente e agradável. Paramos na portaria para o cadastramento onde conversamos com o sargento Silva  que nos liberou a entrada sem maiores formalidades  pedindo que assim que nos instalássemos deveríamos efetuar o registro.

Rodamos a procura de um local para armarmos as barracas, mas tudo estava muito lotado. Acontece que viemos a descobrir que o parque é subdividido em áreas e cada área é reservada a um usuário, que faz com esta área o que quiser. Ou seja , em uma área que cabem 3 ou 4 barracas pode existir uma única barraca do detentor desta área , e é ele quem decide se outros podem ou não ocupá-la com outras barracas. Assim, encontramos uma área livre e lá montamos as barracas.

Tivemos problemas com as vizinhas que não queriam aceitar nossa instalação, mas acabamos contornando com jeitinho brasileiro, fazendo amizade com outros vizinhos e ajeitando tudo.
Acabamos nos registrando na área que nos instalamos e passamos a ter “meio direito” de estar lá afinal tínhamos o registro.
Após devidamente instalados fomos “almojantar” no restaurante do parque onde saboreamos uma pizza/torta  típica.

FIM 11º DIA.:
Almoço .: pizza/torta restaurante do Forte
Jantar .: lanchinho/frutas
Pouso .: camping Forte sta Tereza
Pedal.: 60km

Dia 5 de janeiro de  2011 ,  12º dia  -  Forte Sta Tereza – Punta Del Diablo

Dia para passear:  visitamos o Forte e passamos por todas as praias do parque. Dentro do parque  visitamos o Sombráculo e o Invernáculo  , locais peculiares que retratam ambientes da Flora Local e tem certo mistério em sua arquitetura e composição paisagística.

Não podemos esquecer da maravilhosa salada de frutas que saboreamos durante a visita ao parque, saimos do Forte em direção á Punta Del Diablo , mas antes demos uma esticadinha até o acesso à Laguna Negra  de onde pudemos avista-la.

Seguimos pela Ruta e chegamos à Punta Del Diablo, local muito agitado, cheio de barraquinhas e barzinhos  para todos os gostos.

O sol era infernal no momento que chegamos e sequer existia uma sombra , até que seguimos em direção ao melhor ponto da vila , uma ponta  onde as pedras são encobertas pelas ondas do mar e nos possibilitou uma aventura sob as ondas apoiados na encosta protegidos pelas  pedras que serviam de verdadeiros escudos contra as ondas.

Até um mexicano com seu filho pegou carona na nossa aventura e juntou-se a nós. Foi o melhor banho de mar que tomamos.

Hora de almoçar, encontramos um ótimo restaurante, “ Don Quijote Marisqueria” caro, mas livre da muvuca.
Retornamos ao Camping , banho e cama , digo banho e colchonete....

FIM 12º DIA :
Almoço .: Pasta restaurante em Punta
Jantar .: lanchinho/frutas
Pouso .: camping Forte sta Tereza
Pedal.: 40km

Dia 6 de janeiro de  2011 ,  13º dia  -  Forte Sta Tereza – Barra do Chuy

Acordamos e levantamos acampamento , neste momento estavam chegando os vizinhos argentinos que colaboram para nossa estada , eles vinham de uma balada e ainda estavam mais ou menos alterados mas nos  presentearam com uma bandeira do Uruguai .

Partimos para Barra do Chuy, pegamos a Ruta 9 e em uma hora e pouco já alcançávamos o acesso à Barra Uruguaia . Neste Ponto, alguns queriam seguir para Barra do Chui  (Brasil) , mas acabaram concordando que o correto seria Chuy ( Uruguai) primeiro.

Chegamos No Chuy, um primeiro camping foi visitado, mas por recomendação de um campista que saia deste, fomos ver um próximo mais no centro da cidade.

Um ótimo camping , nos instalamos e saímos para almoçar. Fomos todos ao mercadinho ao lado do Camping levados pelo aroma do Frango Assado que era preparado , mas quando chegamos já era tarde demais, os frangos se acabaram. Restou-nos procurar um restaurante e achamos , ravióli era o prato da casa, assim regado a patrícias abastecemos nossos corpos.

Depois do almoço  fizemos um pedal até CHUI , fomos procurar a casa do motorista  Elcio, e coordenar o nosso retorno até Porto Alegre. Encontramos o Elcio, na sorveteria e coordenamos a volta e ainda de quebra programamos um passeio para o dia seguinte.

Não dá pra esquecer o caso do nosso amigo que tomou dois sorvetes e dois Milk Shakes e na volta veio se arrastando para chegar no camping.

FIM 13º DIA :
Almoço .: ravioli  barra Chuy
Jantar .: lanchinho
Pouso .: camping Barra del Chuy
Pedal.: 66km

Dia 7 de janeiro de  2011 ,  14º dia  -  Barra del Chuy – Chui – Porto Alegre

Dia Livre para passear sem bike, pegamos um taxi, digo dois taxis,  e fomos para a Barra do Chui no Brasil. Certamente o ponto alvo foi Duty Free Américas  que ficava do lado Uruguaio, onde todos fizeram suas comprinhas.
Passeamos pela avenida que separa Chuy do Chui , e depois de visitar lojinhas e camelôs, fomos  à sorveteria .
Fizemos contato com o  Elcio , motorista, que logo chegou com sua Van.

Aproveitamos para conhecer o Forte São Miguel que fica uns 15 km de distância do Chui. Retornamos e pudemos apreciar um bom almoço em um restaurante à quilo  estilo brasileiro, bom custo benefício.

Enquanto almoçávamos o Elcio foi Buscar a carreta  que levaria nossas Bikes. Quando chegou ficamos preocupados pois parecia que não caberiam todas as bikes , mas mesmo assim seguimos para o Camping.

Agora só nos restava acondicionar as bikes e bagagens na carreta, foi uma operação de guerra, todos envolvidos na desmontagem e embalagem das bikes assim como toda nossa bagagem que deveriam caber na Van.

Por volta das 20 horas já estávamos prontos para a viagem, só faltava o motorista com a Van.

As 21 horas partimos de Barra del Chuy com destino à Porto Alegre , foram  518 km percorridos durante a noite,  chegamos por volta das 5 horas da manhã seguinte.

FIM 14º DIA.:
Café .: Lanche
Almoço .: Restaurante à quilo
Jantar .: lanchinho
Pouso .: Van
Pedal.:  0 km

Dia 8 de janeiro de  2011 ,  15º dia  -  Porto Alegre – São Paulo

Amanhecendo o dia , quase 6 horas da manhã chegamos no Aeroporto Internacional de Porto Alegre .

Nosso vôo era previsto para 12:30 hs , mas conseguimos antecipar para as 9:50 hs o que foi ótimo.

Tudo correu com esperado e por volta do meio  dia já estávamos em Congonhas , São Paulo.

Montamos as Bikes e seguimos para Santo André.

Fizemos um caminho a fim de passarmos no restaurante da Família Rossi (massas) , mas como estava fechado acabamos parando na Churrascaria Vavá .

Fechamos com chave de ouro  e pra alegrar e justificar nosso espírito de aventura, saímos em baixo de uma espetacular e volumosa chuva.

Ocorrências do dia:
* Furou o pneu de 2 bicicletas na av. dos estados  sob forte chuva.
** Alguns amigos  não estavam na churrascaria pois foram almoçar com seus familiares.

Chegamos em casa  trazendo  muitas lembranças  e experiências  destes 700 km percorridos de bicicleta na costa do Uruguai.

Sabemos que como diz Nelson Ned “ tudo passa,tudo passará “  ,  então vamos guardar somente as coisas boas da vida  pois são elas nos motivam a continuar.

Amigos  ,obrigado a todos pela companhia e  até a próxima se Deus quiser..........